Exames importantes para realizar um implante dentário
13/04/2016
O que é Implantodontia?
A Implantodontia é uma área muito buscada dentro da Odontologia por pacientes que por algum motivo perderam seus dentes ou não apresentaram o germe do dente permanente. Os implantes de titânio substituem os dentes ausentes, tanto em mandíbula como em maxila, dando segurança e conforto ao paciente.
Exames
Para que uma intervenção cirúrgica seja realizada, alguns exames importantes devem ser solicitados para obtermos sucesso no implante dentário, como:
- Anamnese: onde o paciente fala sobre sua queixa e responde algumas perguntas relacionadas à sua saúde.
- Exame clínico: observamos o estado bucal, quais dentes foram perdidos, qual a situação dos dentes remanescentes e principalmente se há espaço para receber uma prótese sobre o implante a ser instalado.
- Exame radiográfico: observamos presença de osso e estruturas anatômicas.
- Exame tomográfico: conseguimos com maior exatidão avaliar a quantidade de osso presente. É um exame complementar muito importante, pois através dele também avaliamos se há necessidade de enxerto ósseo na área que irá receber o implante.
- Exame de sangue: nos mostra se o paciente está bem de saúde. Havendo alguma alteração, o contato com o médico é solicitado.
- Moldagens e fotografias: nos auxiliam num melhor planejamento dos casos.
Após a cirurgia é esperado até 6 meses dependendo do caso e tipo de implante dentário, a osseointegração (fixação do implante no osso). Após o tempo correto, o paciente retorna ao consultório e coloca-se a prótese sobre o implante confeccionada para o caso.