Procedimentos e indicações para o clareamento dental

27/07/2016

Procedimentos

O clareamento dental pode ser realizado dentro do consultório com luz de LED, conhecido também como a laser, e/ou em casa. No clareamento de consultório são realizadas até 3 sessões de 1 hora cada. Sua grande vantagem é que o paciente já sai com os dentes clareados. Já no clareamento caseiro, o paciente recebe uma moldeira de silicone com o gel clareador e aplica todos os dias. Neste caso deve-se retornar ao consultório uma vez por semana para avaliação do dentista. Este demora aproximadamente 1 mês.

Para o sucesso do clareamento, deve ser realizada uma avaliação prévia ao tratamento. Pacientes que possuem resinas, coroas, facetas ou lentes de contato dental são alertados que após o tratamento, deverão repetir os procedimentos, pois os mesmos não clareiam. A troca destes materiais devem ser realizadas ao menos 15 dias após o tratamento para observarmos a estabilidade da cor e certificar que não há mais gel clareador presente nos dentes. O gel interfere na colocação das restaurações sejam elas diretas ou indiretas.

Indicações e contraindicações do tratamento

Pacientes que possuem dentes manchados por medicamentos, escurecimento pela idade, hábitos alimentares e dentes que irão receber facetas ou lentes de contato.

Alguns pacientes não podem realizar o clareamento dental como gestantes, lactantes, crianças com menos de 10 anos e os que apresentam hipersensibilidade.

Durante o tratamento o paciente não deve ingerir nenhum alimento que contenha corante, para que não ocorra manchas nos dentes.